Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Noruega quer estabelecer contactos com Angola

A presidente da Comissão Permanente de Relações Exteriores e da Defesa do Parlamento norueguês, Anniken Huitfeldt, manifestou a intenção do Parlamento do seu país estabelecer contactos com a congénere angolana.

O desejo foi manifestado, na passada sexta-feira 8, em Oslo, capital norueguesa, durante um encontro que Anniken Huitfeldt teve com o ministro angolano das Relações Exteriores.

Manuel Augusto considerou a reunião com a parlamentar norueguesa de frutuosa. “Houve trocas de opiniões e a líder parlamentar norueguesa manifestou o desejo de estabelecer contactos com o Parlamento angolano a nível bilateral”, disse.

Ainda na sexta-feira 8, o chefe da diplomacia angolana rubricou um memorando de consultas políticas e económicas com a sua homóloga da Noruega, Ine Eriksen Soreide. O documento enquadra todas as consultas feitas pelos dois ministérios ao longo do tempo, incluindo, agora, questões económicas, que servirão de base para que os sectores técnicos dos dois Estados possam desenvolver a sua actividade, quando e sempre que acharem necessário.

A delegação angolana visitou também o Instituto de Relações Internacionais da Noruega, bem como com a Confederação de Empresários Locais. Com esta visita, Manuel Augusto termina um périplo que já o levou aos Reinos da Suécia e da Dinamarca.

O chefe da diplomacia angolana disse que àquele país da Europa do norte, a visita ocorreu pelo facto da Noruega ser um dos tradicionais parceiros da Angola Independente e com o qual mantém, actualmente, relações excelentes de cooperação no domínio dos petróleos e das pescas.

Manuel Augusto ressaltou que Angola pretende reforçar a cooperação com a Noruega, abrindo outras frentes de colaboração, definindo assim novos projectos para o futuro das relações entre os países.

A Noruega é um tradicional parceiro de Angola em vários domínios como petróleos e pescas. Além de estreitar os laços com aquele país europeu, a visita de Manuel Augusto visou, também, definir novos projectos para o futuro.

Dinamarca

Em Copenhaga, na Dinamarca, Manuel Augusto participou, nos dias 6 e 7, de Junho, na reunião anual dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Países Nórdicos e Africanos.

O ministro das Relações Exteriores disse ter sido uma “reunião muito útil”, porquanto abordou com a actualidade que merece a última evolução no continente africano, nomeadamente questões que estão ligadas ao desenvolvimento, combate à pobreza, para que, com todos os esforços, sejam atingidos os objectivos para o desenvolvimento sustentável. Os ministros de todos os países nórdicos estiveram presentes.

A presença africana foi significativa, com 15 ministros. “Foi uma ocasião que, durante dois dias, proporcionou uma rica troca de experiências e, também, o compromisso de, nas várias instâncias, nomeadamente a nível das Nações Unidas, trabalharmos mais de perto e explorar as similaridades que existem entre alguns países africanos e os nórdicos”, disse.

Em Copenhaga, Manuel Augusto teve, também, encontros bilaterais.

Jornal de Angola