Portal Oficial do Governo da República de Angola
Política

Banco russo VTB prepara novos financiamentos para Angola

O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu nesta quinta-feira 11, em Luanda, o presidente do banco VTB, Andrey Kostiv, que está a preparar novos financiamentos para Angola.

O banco russo VTB, líder do consórcio de bancos que financiou o satélite angolano Angosat-1, está a preparar novos financiamentos para projectos nas áreas da indústria, agricultura e energia e águas em Angola.

De acordo com o presidente do banco, Andrey Kostiv, que foi recebido nesta quinta-feira 11, em Luanda, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, técnicos da instituição estão a trabalhar com as autoridades angolanas na reestruturação da dívida contraída pelo Estado ao VTB, na ordem dos 1,3 mil milhões de dólares e 180 milhões de euros, para viabilizar novos financiamentos.

Segundo maior banco da Rússia, o VTB abriu, em 2006, em Luanda, o VTB-África, seu braço financeiro no país, com os capitais repartidos em 66 por cento russos e 34 por cento de cidadãos angolanos.

O grupo técnico criado entre técnicos do Ministério das Finanças e do VTB vão, igualmente, trabalhar nas emissões de obrigações no valor que rondam entre os dois e três milhões de dólares.

Até ao momento a operação mais expressiva foram os 320 milhões de dólares investidos no satélite angolano.

Andrey Kostiv garantiu igualmente que o VTB vai, em breve, introduzir novos meios e créditos para projectos concretos em Angola.

Jornal de Angola