Portal Oficial do Governo da República de Angola
Economia

Campanha agrícola prevê mais de dois milhões de toneladas

O ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, avançou nesta quarta-feira, 11, no Cachiungo, que o país vai produzir dois milhões e 500 mil toneladas de cereais, no final da campanha agrícola 2017/2018.

Dois milhões e 500 mil toneladas de cereais vão ser produzidas em todo o país no final da campanha agrícola 2017/2018, aberta nesta quarta-feira, 11, pelo Presidente da República, João Lourenço.

A quantidade projectada foi tornada pública nesta quarta-feira, no município do Cachiungo, na província do Huambo, pelo ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, tendo acrescentado que na fileira de raízes alimentares e tubérculos serão produzidas 11 milhões de toneladas.

Além destas quantidades, informou que serão produzidas 650 mil toneladas em leguminosas e oleaginosas, seis milhões de toneladas de frutas tropicais e dois milhões de toneladas de hortícolas.

Quanto ao café e dendém, o governante disse que no final da campanha agrícola serão colhidas 26 mil toneladas.

Marcos Nhunga confirmou estar em preparação, no país, mais de cinco milhões de hectares de terra, e o governo está a dar prioridade na aquisição e distribuição oportuna aos camponeses dos factores de produção.

Fruto desta estratégia, disse, recentemente chegaram ao país 50 mil charruas de tracção animal, duzentas mil toneladas de adubo diverso, postos à disposição dos agricultores.

Angop