Portal Oficial do Governo da República de Angola
Saúde

Campanha de vacinação satisfaz Governo

Dados do Ministério da Saúde dão conta que a campanha de vacinação contra a febre-amarela, iniciada dia 9 do corrente mês, vacinou cerca mais de 1.899.985 pessoas.

Cerca de um milhão oitocentos e noventa e nove mil e novecentos e oitenta e cinco pessoas foram vacinadas durante a campanha de vacinação contra a febre-amarela, iniciada dia 9 do corrente mês.

A chefe de secção de imunização da Direcção Nacional de Saúde Pública, Alda Morais, que avançou nesta segunda-feira, 19, em Luanda,  e fez saber que o número acima citado perfaz um total de 80 por cento do previsto que é de 2.702.190.

De acordo com a responsável, os primeiros nove dias de campanha podem ser considerados positivos, apesar dos dados serem ainda provisórios.

Adiantou que a campanha de vacinação está a ser realizada em 33 municípios de 14 províncias, sendo pretensão vacinar toda a população alvo, independentemente do contexto de cada município.

Nesta senda decidiram prorrogar para mais cinco dias ou até que se possa vacinar todos os cidadãos.

Salientou que para o efeito contam com o envolvimento e apoio dos governos provinciais e administrações municipais, bem como dos técnicos parceiros.

Estão envolvidos cerca de 500 equipas para vacinação, sendo e cada uma dela composta por técnicos da saúde e mobilizadores.

Esta fase abrange municípios seleccionados com base em critérios de risco epidemiológico das províncias do Bengo, Bié, Cunene, Cuando Cubango, Huambo, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Uíge, Namibe, Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul.

Para esta tarefa o Ministério da Saúde conta com a acção dos Governos Provinciais, Administrações Municipais e o apoio dos parceiros nacionais e internacionais.

Angop