Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Angola recebe mais de 29 mil toneladas de fertilizantes de Marrocos

Mais de 29 mil toneladas de fertilizantes, provenientes do Reino de Marrocos, chegaram nesta sexta-feira, 16, em Luanda, para permitir o aumento da produção agrícola no país.

Mais de 29 mil toneladas de fertilizantes, provenientes do Reino de Marrocos, chegaram nesta sexta-feira, 16, em Luanda, para permitir aumentar a produção agrícola no país, num acto presenciado pelo ministro da Agricultura, Marcos Nhunga.

Em declarações à imprensa, depois de testemunhar a atracção do navio no Porto de Luanda com os fertilizantes, o ministro da Agricultura informou que a chegada da primeira embarcação está enquadrada no âmbito do memorando assinado com o Reino de Marrocos, para fornecer os adubos ao país a preços acessíveis.

“É o primeiro barco, daqui para frente virão mensalmente um barco ao país que vai permitir que possamos ter até a fim do ano mais de 150 mil toneladas ao país, representando 10 vezes mais aquilo do que o país normalmente adquiria”, disse.

Disse que as mais de 29 mil toneladas vão aliviar os produtores, principalmente os camponeses, porque vão comprar a preço mais baixo, constituindo-se num indicador importantíssimo para produção agrícola, pelo facto de nos últimos tempos conseguir-se sair de 35 mil para sete mil kwanzas o saco de 50 kg.

Esclareceu que o navio traz consigo fertilizantes compostos, razão pela qual o país vai negociar com a Rússia a venda de fertilizantes simples que o país precisa a partir de Outubro, Novembro, visando tornar a agricultura angolana competitiva.

Lembrou que o acordo com Marrocos prevê a venda de fertilizantes ao país, aos operadores económicos privados, análise do solo e a instalação de um “blinde” de fertilizantes no país para facilitar os produtores privados no sentido de fazerem uma encomenda de fertilizantes em função das características do solo”. 

Angop