Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Ministro da Defesa na Cimeira da SADC

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, desloca-se nesta sexta-feira, 17, à Mbambane, para participar na cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos S... Ver mais

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, desloca-se nesta sexta-feira, 17, à Mbambane, para participar, no dia 20 de Março, na cimeira extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

A cimeira dos Chefes de Estado e de Governo é antecedida, no dia 18, na sessão do Conselho de Ministros da Comunidade de desenvolvimento da África Austral.

O secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que também integra a delegação multissectorial angolana, seguiu nesta terça-feira, 14, para Mbambane. A cimeira extraordinária da SADC decorre no Palácio de Lozitha e é dedicada à reestruturação das instituições da Organização. O evento foi antecedido pelo encontro do Comité Permanente da SADC de altos funcionários, que decorreu de 10 a 14 de Março, e o retiro ministerial, de 15 a 16. No dia 19 decorre a Cúpula da Troika.

Na cimeira, que também analisa a situação da região, participam Chefes de Estado e de Governo de Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Seicheles.

Na última cimeira, realizada em Agosto, também em Mbambane, participaram apenas Chefes de Estado da África do Sul, Zimbabwe, Moçambique, Namíbia e Botswana, além do anfitrião, o Rei Mswati III.

A delegação angolana ao encontro integra ainda o embaixador na Swazilândia, Brito Sozinho, que exerce as mesmas funções em Moçambique, Malawi e Madagáscar, além dos secretários de Estado das Finanças, da Indústria, do Comércio, do Planeamento e Desenvolvimento Territorial e a secretária Nacional junto da SADC, Beatriz de Morais.

Jornal de Angola